Uma moeda serve três propósitos:
providenciar uma forma de pagamento, uma conta, e ter um valor.

"A circulação de várias moedas concorrentes pode ser, por vezes, um pouco inconveniente, mas  com uma cuidada análise dos seus efeitos indica que as vantagens são muito maiores do que os inconvenientes que normalmente são levados em consideração, embora a diferença entre estes faz com que pareçam muito mais do que na realidade vão ser." - F.A. Hayek, 1974

O que faz as criptomoedas tão espectaculares como um pouco difíceis de perceber ao início é o facto das transacções serem processadas por uma rede de muitos computadores, para garantir que a moeda não pode ser controlada por uma única entidade.

texthayek

Burstcoin é uma de muitas moedas privadas criadas sobre a tecnologia da Blockchain do Bitcoin.

Descrição do algoritmo de Prova de Capacidade (PoC):

Para quem estudou a Prova de Trabalho (PoW), um breve sumário é que a Prova de Trabalho é um cálculo, que prova por uma imensidade de cálculos (trabalho) que servem para criar essa prova. No sistema de Prova de trabalho, os mineiros correm continuamente números por uma função hash procurando por inputs que produzem outputs que satisfazem algum tipo de condições. Aqui os mineiros fazem este trabalho apenas uma vez no início e depois gravam os resultados e podem continuar a usar todos os blocos sem precisar de estar a trabalhar continuamente nos mesmos.

 

A ideia de atrasar as Provas de Trabalho que foram anteriormente propostas, não o foram até ao lançamento do algoritmo Burst, tornando-se viável sem deixar uma forma simples de enganar o sistema. Muitas pessoas que ouviram acerca disto, não perceberam bem as implicações da moeda baseada na Prova de Capacidade e vêm-no como um Algoritmo-brinquedo. Pode ser comparado um pouco com a invenção do Google "PageRank"... Havia muitos motores de busca, até alguns grandes, mas todos tinham problemas para encontrar a informação que procuravas, então o Google lançou um algoritmo que resolve estes problemas. Este projeto acredita que as pessoas vão de forma similar aperceber-se do poder do Burst num futuro próximo.

 

Minerar é o acto de usar as Drives ploteadas para fortalecer a rede. Enquanto mineram, os mineiros procuram na rede pacotes de transacções que ainda não foram submetidas como "Blocos". Depois tiram essas provas das suas drives usando um sistema de regras e enviam-nas para a rede. A moral da história, é que com quanto mais espaço de Disco Rígido contribuíres para a rede, mais poder terás sobre esta.

 

Uma explicação um pouco mais detalhada e técnica, para os mais interessados, é que o Burst divide o disco rígido em milhares de segmentos e quando está a plotear calcula uma hash para determinar se determinada nonce é válida. Se for válida, escolhe este número outra vez de forma aleatória e outra hash para determinar em que segmento (bucket) deve colocar este resultado.

 

Por outras palavras:

qualifyingHash = hash((public account number) concat (drive Id) concat (nonce))

If(qualifyingHash < target)

{

 bucketNum = hash(qualifyingHash) % (number of buckets)

}

Depois, se for válida, escreve a nonce nesse segmento e repete este processo até que a plot esteja cheia. A maioria das nonces não será válida mas esta contínua busca por novas nonces é a Prova de Trabalho que prova que tantos cálculos foram dedicados a encontrar as nonces correctas.

 

Enquanto mineram, os mineiros procuram o bloco mais forte que eles podem construir e marcam-no criptográficamente com a sua chave pública. Isto, produz um número aleatório das vezes que este bloco se pode reproduzir no resto da rede e torna-se a assinatura deste bloco.

 

Enquanto minera, a assinatura gerada é colocada num hash com todas as nonces válidas de todos os mineiros. 8 bytes são tirados da hash e depois divididos por um factor escalatório que é relacionado ao inverso da dificuldade. Onde a dificuldade é medida em quão difícil é encontrar um bloco para um mineiro na rede, logo, quantos mais mineiros houver maior a dificuldade da rede. O número resultante é um número em segundos. Assim que esses segundos passarem desde o último bloco sem um novo ser anunciado, esse endereço (combinação de nonces) usado para gerar essa plot (scoop) está elegível para anunciar um novo bloco.

diagram

"Se as moedas existentes continuarem a desvalorizar, a procura por uma moeda estável vai rapidamente aumentar e empresas competidoras, oferecendo unidades parecidas, mas com nomes diferentes vão também rapidamente emergir." - F.A. Hayek, 1974

A grande vantagem do Burstcoin é o seu algoritmo único que resolve os maiores problemas do Bitcoin:
Usa muito pouco energia por transação
Descentralizado de raiz
Qualquer pessoa consegue minerar